5 coisas que você não deve comprar antes de viajar

1. Apólice única de seguro de viagem

Caso você seja uma pessoa que viaja mais de uma vez por ano ao exterior, e principalmente se você o faz em família, talvez adquirir uma apólice de seguro de viagem anual seja a opção mais econômica para você e sua família. Em vez de adquirir seguros de viagem de apólice única para cada viagem individual, verifique os valores de seguros de viagem anual, no Brasil, chamados de seguro multiviagens. Dependendo da seguradora e do plano escolhidos, a economia pode chegar a 35%. Na hora de comparar planos disponibilizados pelas seguradoras é importante prestar atenção ao número de dias consecutivos de cobertura para cada viagem, ou seja, a duração permitida de cada viagem, se há limites ao número de viagens diferentes ao longo do ano, e se é necessário voltar ao Brasil para “zerar” o seguro entre uma viagem e outra.

2. Assento marcado

Algumas companhias aéreas cobram de seus passageiros pelo “privilégio” de selecionar um assento marcado no momento em que realizam suas reservas. O propósito do serviço de atribuição do assento é garantir que você se sente próximo da janela, ao lado do seu parceiro de viagem, ou em qualquer lugar específico de sua preferência, mas as vantagens param por aí. Não há garantias de que você terá espaço no compartimento para guardar sua bagagem de mão ou de que você poderá embarcar no avião sem ser esmagado por outros passageiros. Uma opção gratuita para assegurar o seu assento é fazer o check-in do seu voo o mais cedo possível. Verifique a partir de qual dia e horário o check-in do seu voo estará aberto e esteja de prontidão no sistema da companhia aérea para estar entre os primeiros passageiros a selecionar a poltrona de sua preferência sem custo.

3. Cartões pré-pagos do tipo Travel Money

Cartões pré-pagos, mais comumente chamados de Travel Money, costumam ser tidos como uma alternativa inteligente para levar dinheiro para o exterior, afinal são seguros e convenientes. Basta comprar um cartão, carregá-lo com fundos da sua moeda de escolha antes da viagem e, caso o cartão seja perdido ou roubado, você só precisa cancelá-lo, evitando perder dinheiro. Pode até ser simples, mas não pense que você não está perdendo dinheiro. Infelizmente, a maioria desses tipos de cartões pré-pagos estão cheios de taxas ocultas que podem representar uma surpresa extremamente desagradável durante a sua viagem. Entre taxas de ativação, taxas de recarga, taxas mensais, taxas de inatividade, e até mesmo impostos do lugar de destino, o custo desses cartões pode ser exorbitante. Melhor considerar outras alternativas.

4. Cobertura de sinal de celular desnecessária

Antes de se comprometer com serviços extras de cobertura de sinal de celular, verifique o tipo de cobertura que sua atual operadora de celular oferece no destino para o qual você está viajando e quais são os custos dessa cobertura. Depois disso, verifique como é a disposição de wi-fi no lugar onde você vai estar viajando, se o serviço de wi-fi for constante e confiável é bem possível sobreviver sem a necessidade de uma linha de telefone móvel. Afinal, existem serviços como Skype, FaceTime, WhatsApp, entre outros que podem ser usados para se manter em comunicação e realizar chamadas de voz, caso necessário. Tudo vai depender do quão acessível você precisará estar durante a sua viagem, mas antes de comprar qualquer plano de dados internacional adicional, avalie as opções gratuitas.

5. Café da manhã no hotel

Tomar café da manhã no hotel pode parecer a opção mais prática e conveniente, mas em termos de custo, nem sempre é a opção mais inteligente. Não há nada mais desmotivador do que descobrir que há um café da manhã muito mais gostoso e pela metade do preço do que o desjejum que você acabou de comer no hotel e pelo qual você já pagou por toda a sua estadia. Deixe para tomar essa decisão quando você chegar ao seu destino e após explorar outras opções de café da manhã que o entorno oferece.

    1 comment

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *