6 dicas para escolher suas melhores férias

1. Estipular um orçamento: quanto você quer gastar?

Dificilmente, alguém não irá concordar que dinheiro é um dos fatores mais importantes no planejamento de uma viagem. Estipular um orçamento para a sua viagem deve ser a primeira decisão a ser tomada, pois a quantidade de dinheiro disponível determinará praticamente todas as outras decisões – como destino e acomodação, por exemplo – que você precisa tomar para viver suas melhores férias. Comece com as suas prioridades e pesquise valores. Se você não é o estilo de pessoa que fica hospedado em albergues, não adianta tentar forçar e se convencer do contrário, pois esse é um fator que tem o potencial de estragar as suas férias. Só saiba que hotéis tem um custo mais alto para o qual você deve se preparar. Seja honesto consigo mesmo e pesquise qual estilo de viagem você consegue fazer dentro do seu orçamento, sem precisar abrir mão da maioria das suas prioridades.

2. Decidira duração da viagem: por quanto tempo você pode viajar?

O tempo é um luxo ao qual nem todos têm livre acesso. Talvez seu tempo de viagem possa ser limitado pelo seu emprego de carteira assinada, pelas obrigações com o seu negócio próprio, pelas responsabilidades com a sua família, ou por limitações financeiras. De qualquer forma, saber exatamente quanto tempo se dispõe para uma viagem é fundamental para tomar outras decisões, como o orçamento despendido para viajar e até mesmo o destino da sua viagem. Se você só tem uma semana disponível para viajar, não seria muito inteligente optar por um destino cujo deslocamento exige dois dias inteiros – a não ser que essa seja uma condição que você esteja disposto a enfrentar.

3. Decidir se mais alguém vai junto: você quer viajar sozinho ou acompanhado?

Neste aspecto, não há decisão errada – tanto uma viagem sozinho, quanto uma viagem com amigos ou familiares pode ser uma ótima experiência, mas são experiências bastante diferentes. Quando sozinho, não é preciso fazer nenhum tipo de concessão, você vai onde quiser e faz o que quiser, na hora que quiser. Mas isso também significa ter de planejar toda a viagem sozinho e tomar todas as decisões da viagem sozinho, o que para algumas pessoas pode ser intimidador. A grande vantagem de viajar acompanhado, além de dividir os custos da viagem, é a possibilidade de descobrir coisas novas no seu destino que talvez você nem teria visto se estivesse viajando só. Pode ser um restaurante, uma trilha, um programa de descontos, um museu – viajar acompanhado exige concessões, mas também abre a viagem para novas possibilidades.

4. Escolher meios de transporte: como você quer chegar ao seu destino e como você prefere se deslocar nas férias?

Se você não gosta de voar ou se você enjoa em alto mar, não adianta considerar um destino para as suas férias que seja necessário pegar avião ou barco para chegar até lá. Outro fator limitador relacionado a meios de transporte em viagens é a forma como você prefere se locomover nas férias. Algumas pessoas já moram em grandes cidades com muito trânsito e durante as férias preferem aproveitar lugares onde se pode fazer tudo a pé ou de bicicleta, sem a necessidade de alugar um carro, por exemplo. Leve isso em consideração antes de decidir qual será o destino das suas férias, pois de nada adianta estar em um lugar lindo, mas sem estrutura para se deslocar livre de estresse.

5. Definir o que fazer na sua viagem: quais atividades você gosta de fazer quando está de férias?

A sua ideia de férias perfeitas envolve atividades ao ar livre como caminhadas, trilhas, ciclismo, explorar a natureza, ou você prefere relaxar na beira da praia e fazer absolutamente nada? Não há julgamentos, são as suas férias e você deve fazer aquilo que lhe dá prazer e não aquilo que vai parecer mais atraente nos posts das redes sociais. Talvez você gostaria de aproveitar as suas férias para aprender uma nova atividade, como mergulhar ou quem sabe até mesmo cozinhar? Pesquise destinos que ofereçam possibilidades de atividades com o potencial de enriquecer as suas férias e seja feliz.

6. Procurarpor ofertas: você tem o hábito de verificar ofertas de última hora?

Depois que você respondeu a todas as perguntas, realizou pesquisas, montou seu planejamento de viagem e está prestes a fazer as reservas das acomodações e comprar o voo, nossa última dica é – antes de efetivar qualquer reserva – verifique ofertas de última hora. Você nunca sabe de onde pode surgir um destino de férias inesquecível por um preço reduzido. E pelo fato de você já ter respondido todas as perguntas anteriores será muito fácil e rápido de descartar ofertas de última hora, pois você já sabe o estilo de viagem que você quer experienciar nas suas férias. Essa dica é válida para pessoas que são flexíveis quanto ao seu destino de viagem e estão mais interessadas em um determinado estilo de férias do que em um lugar específico. Agora, se o destino das suas férias dos sonhos é Fernando de Noronha e você conseguiu montar um planejamento que possibilita essas férias, vá para Fernando de Noronha.

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *