8 coisas que você deve fazer antes de sua próxima viagem internacional

1. Certifique-se que o seu passaporte e visto estão em ordem

Pelo fato de a maioria dos países exigir que seu passaporte esteja válido por pelo menos seis meses após a data de retorno da sua viagem, recomenda-se que você sempre renove o seu passaportenove meses antes de ele expirar para evitar qualquer tipo de inconveniência. Quanto a vistos de entrada, você não deve verificar somente se o país  para o qual você deseja viajar exige um, mas também os países nos quais você pode fazer alguma escala ou paradas durante a sua viagem. Os Estados Unidos, por exemplo, exigem visto, mesmo que o seu destino final não seja o país estadunidense e a sua passagem por lá seja somente para a escala de um voo. exige um visto de entrada 

 

2. Faça suas vacinas, prepare sua carteirinha de vacinação internacional e leve suas prescrições médicas com você

Não deixe de verificar se o destino para o qual você deseja viajar exige alguma vacina e, em caso positivo, faça as vacinas o quanto antes, já que várias delas devem ser tomadas com a antecedência de pelo menos seis semanas antes da sua entrada em países estrangeiros. Quando fizer vacinas, atualize a sua carteirinha de vacinação internacional e tenha ela com você em todas as suas viagens, você nunca sabe se precisará fazer alguma escala ou alguma parada em algum destino que não estava em seus planos e é sempre melhor estar preparado. O mesmo vale para prescrições médicas de medicamentos específicos. Se você toma qualquer medicamento controlado, entre em contato com as embaixadas dos países para os quais você vai viajar ou pelos quais fará escala e pergunte se algum dos remédios que você precisa levar consigo são controlados ou ilegais no país, pergunte também sobre a necessidade de apresentar as prescrições médicas e se elas precisam estar traduzidas para o idioma do país. Leve cópias de suas prescrições, embaladas separadamente do seu medicamento, e anote o nome do medicamento genérico. Sempre leve seus medicamentos em seus frascos com a receita médicaem sua bagagem de mão. Se você precisafazer uso deseringas, leve consigo uma carta do seu médico, explicando a sua condição, e sempre declare as seringas antes de passar pela segurança.Não esqueça de levar mais quantidade de remédios que suficientes para durar sua viagem, já que pode ser bem difícil obter qualquerprescrição estando no exterior.

 

3. Verifique alertas de viagem relacionados à saúde ou segurança no seu país de destino

Antes de partir, verifique se há avisos de alerta sobre riscos, principalmente, à saúde ou segurança no país de destino de sua viagem ou no caminho até chegar lá. Muitos seguros de viagem não cobrem despesas relacionadas a incidentes que sejam consequências de situações que tenham sido previamente alertadas à população sobre o seu perigo em potencial.

 

4. Faça uma carteira de motorista internacional

Nem todos os países exigem uma carteira de motorista internacional, mas nunca é uma má ideia ter uma para evitar qualquer problema. Se dirigir fará parte da sua viagem, nunca viaje sem uma carteira de motorista válida. Lembre-se que empresas de aluguel de carro oferecem seguro para o aluguel do carro, mas não licença para dirigir em terras estrangeiras. O ideal é entrar em contato com a embaixada do país de seu destino e se informar sobre as leis e os regulamentos oficiais de trânsito antes da sua viagem e viajar preparado, com uma carteira de motorista internacional e com o conhecimento necessário para dirigir sem preocupações.

 

5. Tenha na carteira um pouco de dinheiro e cartões de crédito internacionais habilitados

É sempre prudente levar um pouco de dinheiro com você, dessa forma, se algum de seuscartões não funcionar para sacar dinheiro no caixa eletrônico, você não fica na mão. O mesmo vale para ter uma alternativa de pagamento em estabelecimentos como lojas ou restaurantes que não aceitam cartões de crédito. Não esqueça de habilitar os seus cartões de crédito internacionais para evitar o risco de o seu uso ser bloqueado no exterior por suspeita de atividade ilegal. A opção mais barata ao usar cartões no exterior é sacar dinheiro em caixaseletrônicos, mesmo havendo taxas para saque, a taxa de câmbio mais favorável acaba compensando.

 

6. Notifique seu banco sobre a sua viagem

Para evitar o risco de ter os seus cartões bloqueados e ficar impossibilitado de sacar dinheiro ou de fazer compras com seus cartões no seu país de destino, lembre-se de notificar o seu banco sobre a sua viagem e os países específicos pelos quais você vai passar. Muitos bancos disponibilizam esse serviço de notificação de forma online.

 

7. Faça cópias de seus documentos de viagem e passaporte

Sempre é melhor prevenir do que remediar, fazer cópias de seu passaporte, visto, carteirinha de vacinação, passagem, reservas de hotéis e aluguel de carro, etc, não custa nada e pode evitar muitas dores de cabeça. Tenha cópias com você e também deixe cópias com pessoas de confiança que tenham ficado no seu país de origem, somente por precaução. Nunca se sabe quando um passaporte será perdido, quando uma conexão com a internet não estará disponível ou ainda quando um aparelho eletrônico ficará sem bateria para comprovar ou verificar qualquer tipo de informação.

 

8. Tenhatodos os adaptadores necessários para os seuseletrônicos

Tomadas elétricas são diferentes em todo o mundo, portanto, é indispensável ter adaptadores que permitam que seus dispositivos eletrônicos sejam conectados a soquetes internacionais. A melhor opção é comprar um adaptador com diferentes configurações que se ajustem à maioria das tomadas, para que você não precise se preocupar em comprar adaptadores específicos para cada país diferente. Outra questão importante é verificar se acorrente elétricado lugar onde você estará é compatível com os seus eletrônicos. Caso a corrente elétrica seja um problema, transformadores e baterias sobressalentes podem ser uma solução.

You May Also Like

6 dicas para escolher suas melhores férias

8 dicas para quem vai voar pela primeira vez

5 coisas que você não deve comprar antes de viajar

Quanto custa um passaporte brasileiro e como conseguir um

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *