8 dicas para quem vai voar pela primeira vez

1. Se você estiver se sentindo ansioso, consulte seu médicoantes de voar

Se você estiver se sentindo nervoso ou muito ansioso com a ideia de voar pela primeira vez, talvez seja uma boa idea consultar seu médico antes do voo. Certamente, o seu médico poderá avaliar se a sua ansiedade é inofensiva, ou se você deve tomar algum medicamento só para garantir uma experiência tranquila. É muito normal se sentir ansioso ou nervoso antes de qualquer coisa que se vá experienciar pela primeira vez, o problema de voar é que é uma atividade que não há como parar no meio do caminho, caso você mude de idea ou passe mal. Portanto é sempre melhor se precaver.

2. Informe-se sobre os procedimentos do aeroporto

Após confirmar a reserva de seu voo, você receberá um número de itinerário e um número de confirmação por e-mail. Depois de fazer o check-in,você receberá um cartão de embarque que é necessário para passar pela segurança e embarcar no avião. O cartão de embarque pode ser impresso ou salvo no seu dispositivo móvel. Se você tiver bagagem para despachar, você fará isso no balcãode embarque da sua companhia aérea. Para chegar ao portão de embarque, você precisa passarpela segurança, apresentando seu cartão de embarque e documento de identificação. Em seguida, vocêe seus itens de bagagem de mãoserão revistados no processo de triagem de segurança. Quando o seu grupo de embarque for chamado (verifique seu grupo no cartão de embarque), o agente que estará no portãode embarquefará a leitura do seu cartão de embarque eindicará o caminhoque levavocê à aeronave. Na entrada do avião, um comissário de bordoirá recebê-lo a bordo e direcioná-lo para o seu assento.

3. Verifiqueas normas de bagagem da sua companhia aérea

Antes dasuaviagem, entreno site da sua companhia aérea para revisar as normas erestrições referentes ao tamanho e peso dasmalas, bem como as taxas de bagagem. Embora as regras variem entre as companhias aéreas, as regras da ANAC não permitem bagagem de mão mais pesada que 10Kg e quanto à bagagem despachada, a agência reguladora permite que cada companhia aérea faça suas próprias regras – o que vale também para voos internacionais. Portanto, para evitar surpresas desagradáveis, é muito importante verificar todas as normas sobre bagagens antes de fazer as malas.

4. Faça seu check-in online

Praticamente todas as companhias aéreas oferecem aos seus passageiros a possibilidade de fazer check-inonline. Isso permite que você efetive o check-in do seu voo e tenha acessoao seu cartão de embarque já em casa,atravésdo site ou do aplicativo da empresaaérea. Quem faz check-in online, economiza muito tempo, pois pode pular as filas de check-in no aeroporto. Entretanto, vale ressaltar que se você precisar de alguma assistência especial, precisará fazer o check-in no aeroporto.

5. Mantenha-se vigilante quanto aostatus do seuitinerário e do seuvoo

Alterações no cronograma de voos acontecem com bastante frequência, principalmente se o voo foi agendado com grande antecedência. Portanto é importante verificar continuamente o status do seu voo e de todo o seu itinerário de viagem, se ele envolve escalas ou trocas de aeronaves em outros aeroportos. Normalmente, essa verificação pode ser feita no site da companhia aérea.

6. Lembre-se de todos os seus documentos de viagem

Se você acabar esquecendo algum documento que seja essencial para uma determinada viagem, como por exemplo passaporte, documento de identidade, visto, carteirinha de vacinação, você não poderá embarcar. Se você fez o check-in online não esqueça de ter uma cópia do seu cartão de embarque impressa ou salva em seu dispositivo móvel para apresentar quando necessário.

7. Programe um horário adequado de chegada ao aeroporto

Definitivamente, você não quer chegar em cima da hora para o seu voo no aeroporto, mas também você não quer chegar excessivamente cedo. Os balcões de embarque das empresas aéreas abrem de 2 a 4 horas antes do voo, dependendo do destino. Então, se você vai fazer o check-in no balcão ou se você tem malas para despachar, não faz sentido chegar mais cedo que isso. Uma boa ideia é verificar que horas o balcão de embarque estará aberto para o seu voo e programar a sua chegada ao aeroporto de acordo com esse horário.

8. Mantenha-se hidratado

Para quem não está acostumado, altitudes elevadas e a baixa umidade da cabine podem causar dores de cabeça e mal-estar. A melhor formade evitar essas sensações desagradáveis é bebendo muita água e mantendo-se hidratado. Evitar o excesso de bebidas alcóolicas também é uma boa ideia, já que o álcool causa desidratação.

You May Also Like

6 dicas para escolher suas melhores férias

8 coisas que você deve fazer antes de sua próxima viagem internacional

5 coisas que você não deve comprar antes de viajar

Quanto custa um passaporte brasileiro e como conseguir um

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *