Brasileiros precisam de visto para entrar na Europa ?

Até o momento, maio de 2020, brasileiros não precisam de visto para visitar países europeus que fazem parte do Espaço Schengen, sendo eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Holanda, Itália, Islândia, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça, Mônaco, San Marino, Vaticano, Andorra. As estadias sem visto são permitidas por até 90 dias, dentro de um período de 180 dias.

 

Entretanto, a partir do final de 2022, brasileiros precisarão ter o ETIAS aprovado com antecedência para viajar a turismo a países da Europa quefazemparte da zona livre do Espaço Schengen. ETIAS é a sigla em inglês para Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem”. Trata-se de um mecanismo criado para fortalecer o controle de fronteiras, combater a crise migratória e o terrorismo, assim como prevenir a imigração ilegal e aumentar a segurança interna em alguns países europeus. O Brasil está entre os 62 países cujos cidadãos deverão requisitar a nova autorização de viagem para a Europa.

Para solicitar a permissão de viagem ETIAS, basta responder ao questionário de elegibilidade ETIAS, preencher um formulário online, fornecendo informações pessoais como: nome completo, local e data de nascimento, sexo, endereço, número de telefone e e-mail, nívelacadêmico, informação de emprego atual, informação do passaporte ou de um outro documento de viagem válido, país membro de chegada, e pagar uma taxa de processamento. Estima-se que a taxa sejade 7, de cujo pagamento maiores de 70 anos e menores de idade estão isentos. Menores de 18 anos também devem ter a autorização de viagem ETIAS, que deve ser requisitada por seu responsável legal.

Para realizar todo o processo de requisição do ETIAS, o cidadão precisa ter um passaportecuja validade seja de no mínimo três meses após a finalização de sua viagem, um cartão de débitoou de crédito para realizar o pagamento da taxa e um e-mail válido, para o qual será enviada a resposta sobre a aprovação do ETIAS. Quando concedida, a autorização será enviada por e-mail e não há necessidade de ser impressa. Entretanto, recomenda-se que se guarde uma cópia virtual, já a autorização pode ser solicitada a qualquer momento durante a viagem.

 O ETIAS tem a validade de 3 anos (ou até a data de expiração do passaporte) e pode ser usado para múltiplas entradas no continente europeu com os mesmos parâmetros que existem hoje, estadias de até 90 dias, dentro de um período de 180 dias. Vale deixar claro que a nova autorização de viagem para a Europa não garante uma entrada automática no continente, nem direito à estadia – essa decisão segue sendo do oficial de fronteira.

    1 comment

    1. Renato Nery

      para nós Brasileiros que visitamos a Zona do Euro….por assim dizer,não precisamos de visto. Porém temos um tempo curto de permanência nestes países.. ou seja, 3 meses. Passei dois anos na Europa e nunca precisei de visto, dentro da Zona do Euro é claro. Abraço

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *